Um dos fatos mais discutíveis atualmente é a necessidade de profilaxia antibiótica. Creio que em decorrência a fatores de controle relativo à saúde, imagina-se a aplicabilidade de soluções com bases em referências individuais locais. Hoje também é fato indiscutível que um paciente deva ser submetido a controle da microbiota local oral antes de qualquer intervenção odontológica. Fato. Entende-se por profilaxia qualquer atitude que podemos realizar para que microrganismos de uma flora supostamente normal não se desloquem e se desenvolvam em local indevido. Esta semana pude obter informações quanto a esta questão. Um dos fatores previsíveis dentro do contexto atual se refere à observação de detalhes básicos. É básico saber que indivíduos são diferentes e respostas diferentes serão apresentadas. É básico ter conhecimento que justifique a observação do seu paciente para que dentro deste contexto se leve em consideração fatores que alterem a sua capacidade imunológica, e a possibilidade de movimentação de complexos bacterianos que por organização do próprio sistema possam ser movimentados e assim impossibilitarem o sistema de defesa de atuarem satisfatoriamente. É básico levarmos em consideração que apesar de cabíveis e úteis os processos de pesquisa podem e devem ser considerados com bases que sustentem as variáveis cabíveis ao contexto.
Dentro da filosofia preventiva aposto em motivação e adequação do meio bucal com análise sistemática do sistêmico. Longe de ir contra meus princípios odontológicos, mas creio que na interface do nosso sistema de adequação da odontologia dentro de hospitais, nos impulsionando a uma necessidade de conhecimento mais ampla no que se refere à fisiologia, acredito que o intercâmbio com outros profissionais que possivelmente estejam atendendo nossos pacientes seja de suma importância. Esta seria uma excelente oportunidade para que possamos acrescentar vontade de cuidar unida a aumento de qualidade no sistema de saúde. Por hora indico para motivação pasta DENTIPLAQUE - corante noturno usado após escovação e sendo observada qualquer alteração quanto à cor nos dentes, reescove observando os pontos onde a placa se depositou. Durante 15 dias repita a operação e continue por pelo menos duas vezes por semana. Entre os dentes: fio dental, escovas interproximais aonde o vão entre os dentes já esteja mais amplo. O cálculo (tártaro) deve ser removido assim como a superfície dos dentes a qual ele se deposita também. Quanto aos antibióticos, indico leitura dos textos de Socransky e Haffage e a observação básica que na maioria dos protocolos para eliminar bactérias se faz necessária a intervenção de sete dias dependendo do antibiótico. Os antibióticos de última geração permitem uso em menor tempo, porém é de consenso que o uso correto de dosagem em antibióticos específicos auxilie o equilíbrio dinâmico sem levarmos ao risco de resistência. Enquanto a possibilidade de eliminar 98% da microbiota sem afetar tecidos adjacentes, com a certeza de eliminação celular por ablação e organização tecidual posterior não seja realidade, espero podermos contar com a proposta de correlacionarmos conhecimento em benefício do nosso sistema de saúde.
PROCURE SEU PERIODONTISTA ANTES DE QUALQUER INTERVENÇÃO, PROCURE SABER SE A ATUALIZAÇÃO EM MEDICINA PERIODONTAL FAZ PARTE DESTE CURRÍCULO.
Comments